Sem graça

Correio2

A capa do Correio* de hoje é um erro. Um erro grave. No afã de ser descontraído, toma pra si uma piada sem graça e aponta o dedo para Rubens Barrichello de maneira infeliz. É evidente que o autor da composição texto/foto sabe da inexistência de culpa do brasileiro da “Brown” no acidente de Massa, resultado de um azar supremo. Mas nem todo leitor, sobretudo o do público-alvo do Correio*, sabe ou quer saber disso.

Todos sabem que a implicância do público com Barrichello é, sobretudo, fruto da cultura do “só o campeão importa”, que impera no Brasil. Por isso, o piloto da Brawn é tantas vezes alvo das chatíssimas piadinhas com qualquer coisa que remeta ao segundo lugar. Mas a imprensa não deveria compactuar com isso.

Imagino que alguns jornais publicarão “Até que enfim!” quando Rubens anunciar aposentadoria. Logo agora que se discute a execração pública a que O Pasquim submeteu Wilson Simonal.

Anúncios

5 Respostas to “Sem graça”

  1. Pois é, isso é realmente chato. O pior é que as pessoas que “entendem” de automobilismo também são cúmplices neste tipo de piadinha. É só dar uma olhada nos comentários dos leitores do Flávio Gomes. É claro que isso não tem nada que ver com o jornalista, mas basta dizer “gosto do Barrichello” para virar “pacheco”, “viuva”, “zé povinho” (essa é nova para mim), “abaixo da bosta” (também é novo) e por aí vai.. hehehe
    A capa do Correio é realmente infeliz, de mal gosto e, o que é pior no caso de um veículo de imprensa: passa uma idéia falsa.

  2. Fabio Mendes Santos Says:

    Concordo plenamente com o seu texto!
    É um absurdo o que fazem com Barrichello,
    tipicamente pessoas que não assistem as corridas
    e acham qque tem o direito de fazer essas piadas
    incorretas e não verdadeiras com o que realmente aconteceu!
    Espero sinceramente que Rubens ganhe pelo menos 2 corridas ainda esse ano e saia por cima disso tudo!

  3. Weber Says:

    Concordo plenamente. O Rubinho pode não ter ganho um campeonato e talvez nem ganhe, mas representou com dignidade o Brasil apos a morte do Ayrton Senna. A fórmula 1 não é brincadeira, basta olharmos a quantidade de pilotos que chegam lá mostrando serviço em outras categorias (brasileiros também, como o Christian Fittipaldi, o Da Matta, o Zonta, etc.) e não se deram bem. O Rubens foi vice campeão por mais de uma vez, correndo contra Schumacher, Haikkonem, Hakkinem, Alonso e outros. Merece, no mínimo respeito.

    Resposta do Felipe Paranhos

    Assino embaixo.

  4. Gabriel Souza Says:

    Eu hein! Ridículo, para dizer o mínimo. “Brown” foi demais… Queria ver se qualquer um desses que criticam fariam 1/100 do que o Rubinho fez (e faz) na F1.

    Se que é difícil, mas imagino a quanridade de gente da imprensa e dos secadores de plantão que “quebrariam a cara” num título de Barrichello.

    Barrichello merece mesmo muito mais respeito do que é dado a ele.
    Todos nós, sem exceção, erramos. Mas a manchete deste jornal é uma palhaçada.

    E é só um exemplo de grande parte da imprensa brasileira, do naipe da Globo, Record, Veja e outras mais…

    Posso citar este post em meu blog?

    Resposta do Felipe Paranhos

    Opa, Gabriel. Claro que pode. Todos que quiser. Abraço!

  5. Felipe Fugazi Says:

    Extremamente triste essa matéria do Correio, mas como você mesmo diz, é fruto da cultura brasileira do tudo ou nada, ou é campeão e é elevado a categoria de semi-deus, ou então…
    O torcedor é passional (o que não o isenta da culpa), mas quando essas coisas partem da imprensa que deve ser racional, acho que fica mais grave ainda.
    Até porque a imprensa tem a capacidade de moldar a opinião publica, e quando falamos de Brasil, a opinião publica é extremamente volatil, e facil de manipular.

    Resposta do Felipe Paranhos

    É desagradável demais. No Brasil, ou o atleta é gênio, ou é asno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: